MAPA é a sigla de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial e é um excelente exame para auxiliar no monitoramento da pressão arterial e prevenir graves doenças. Ele permite o registro indireto e intermitente da pressão arterial durante 24 horas, enquanto o paciente realiza suas atividades habituais, inclusive durante o sono, e pode fazer parte da lista dos exames de check-up.
Consiste na instalação de um manguito para medida da pressão arterial no braço do paciente. Esse manguito é acoplado a um pequeno gravador, que fica na cintura ou em uma pequena bolsa. O objetivo é monitorar a pressão arterial a cada 20 minutos durante 24 horas seguidas.
Além do check-up, o exame costuma ser indicado nos seguintes casos (entre outros):
Suspeita de hipertensão;
Avaliação do tratamento da hipertensão;
Avaliação de sintomas possivelmente relacionados à alterações da pressão arterial.
Como é feito o exame MAPA?
É um exame muito simples que consiste apenas na instalação do equipamento no braço do paciente, onde permanecerá por 24 horas. Depois desse período, o paciente deverá retornar ao laboratório para retirar o aparelho de monitoramento.
É importante que o paciente mantenha suas atividades rotineiras, para que seja possível obter o melhor resultado do exame.
MAPA 24h necessita de jejum?
Não é necessário jejum para realizar o MAPA.
Quanto tempo demora o resultado?
O tempo para o MAPA ficar pronto varia de 4 a 7 dias.
Contraindicações
O MAPA pode apresentar limitações em pacientes que apresentem arritmias cardíacas frequentes e Parkinson acentuado, pela dificuldade na leitura da pressão arterial. Em pacientes com inchaço no braço, mastectomia ou fístula para diálise bilateralmente, o exame não deve ser realizado.